A Comissão de Seleção do Polo 21 do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física – MNPEF da Instituição Universidade Federal do Rio Grande
torna público aos interessados os procedimentos para o processo seletivo de ingresso ao Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física no Polo 21,
para o ano de 2026.
O ingresso da Turma 2026 do MNPEF - FURG contará com 7 vagas e as inscrições estão abertas até o dia 24 de setembro através do site da SBF: https://www1.fisica.org.br/mnpef/sistema/, além disso os inscritos deverão também enviar sua documentação na página SIPOSG do Programa: https://siposg.furg.br/curso/1005. O envio do Memorial para defesa na segunda etapa do Processo Seletivo também é enviado pelo SIPOSG.
Assim como no ingresso anterior, os candidatos serão divididos entre Grupo 1 e Grupo 2 e contará com duas etapas: a Prova Escrita Nacional (19/10/2025) e a Defesa de Memorial (09/11/2025 a 27/11/2025). Todas as informações encontram-se no Edital Nacional:
Observações importantes sobre o Processo no Polo 21 - FURG:
A Política de Ações Afirmativas da FURG (Instrução Normativa Gab/FURG nº 4/2023) está em conformidade com o Artigo 3.2 do Edital Nacional, estipulando 30% das vagas totais para Ações Afirmativas (negros, quilombolas, indígenas, trans e pessoas com deficiência).
A documentação comprobatória para que o candidato concorra por vagas e Ações Afirmativas deverá ser enviada junto da inscrição no SIPOSG do Programa (https://siposg.furg.br/curso/1005). Em não sendo enviada a documentação comprobatória, o candidato irá concorrer por ampla concorrência.
Ainda seguindo a Política de Ações Afirmativas da FURG, candidatos que já passaram pelo processo de heteroidentificação dentro da instituição deverão obrigatoriamente enviar documentação comprobatória (resultado do processo que participou, por exemplo) no momento de inscrição do SIPOSG. Nestes casos, o candidato será dispensado do processo de Heteroidentificação. Os demais candidatos que concorrerem por vagas de Ações Afirmativas para pessoas negras deverão passar pelo processo de heteroidentificação em data a ser definida entre o resultado preliminar e o resultado final do Processo.
Ressaltamos também a importância dos seguintes pontos contidos no Edital:
7.1 Os(as) candidatos(as) selecionados(as) para ingresso no MNPEF deverão realizar a matrícula no Polo do curso em que foram classificados(as), apresentando:
i. originais do diploma ou do certificado de conclusão do curso de graduação;
ii. comprovante de que está em regência de classe em Física na Educação Básica ou em Ciências no nível fundamental.
iii. Outros documentos exigidos pela IES do Polo.
7.3 As matrículas de novos(as) alunos(as) do Programa somente serão confirmadas após preenchimento obrigatório de seus registros na Plataforma de Educação Básica da CAPES, acessada pelo seguinte endereço eletrônico: https://eb.capes.gov.br/